terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Tragédia de Antuco

Tragédia de Antuco aconteceu com a morte de 45 membros de um batalhão do Exército do Chile, durante um exercício de marcha na montanha. Os soldados que ingressaram no Exército em abril de 2005, na cidade de Los Angeles, foram para as montanhas realizar treinamento. No dia 18 de maio de 2005 iniciaram a marcha, mesmo sem ter equipamentos adequados para enfrentar a montanha gelada. Uma tempestade de neve, conhecida como "Vientos Blancos" os surpreendeu nas proximidades do Vulcão Antuco e da Laguna del Lajas. Quarenta e quatro soldados e um comandante morreram congelados. 
Alguns corpos foram encontrados abaixo de uma camada de 4 metros de neve. Na busca, que findou apenas em 6 de julho de 2005, foram utilizados até sinais de satélites.
Mais informações em:

O caminho é marcado por placas, colocadas pelo Exército Chileno e pelos familiares, nos locais onde foram encontrados os corpos dos soldados. Um  Memorial foi construído no local, entre a Laguna del Laja e o Vulcão Antuco.
Em um dia ensolarado de verão, como no dia 30/12/2013, o vento era forte e o frio intenso. Pode-se imaginar o quanto foi terrível a tempestade de Vientos Blancos que provocou a morte dos soldados, em um tempo entre 2 a 3 horas, como foi comprovado nas autópsias.

Placa Homenagem do Exército Chileno
Placa Homenagem do Exército Chileno e Memorial ao Fundo

Alguns morreram próximos

Memorial
Placa do Memorial
Data de Inauguração do Memorial
Placas com os nomes de todas as vítimas

Local para orar e acender velas - Um espaço para cada vítima
Bandeira do Chile e placa de homenagem na frente da Laguna del Laja

Placas mais distantes da laguna
Os pais também homenagearam seus filhos
Placas dos Exército e Familiares mais distantes da laguna

Viagem Patagônia dos Vales e Vulcões (25/12/2013 até 04/01/2014). Lugares Visitados: Chos Malal – Las Lajas – Copahue, Caviahue (Neuquén Argentina), Paso Pino Hachado, Curacautin, Parque Nacional Conguillio, Antuco, Parque Nacional el Laja (Chile), Paso Pichachen, Las Ovejas, Águas Calientes (Varvarco) e novamente Copahue e Caviahue na província de Neuquén, Argentina. Para encerrar, a Payunia na província de Mendoza.

Viagem 25 dezembro de 2013 - 04 de janeiro de 2014 - Argentina e Chile - Para Chegar passamos por: Paso de Los Libres e depois as passamos pelas províncias de Corrientes, Entre Rios, Santa Fé,  Córdoba, San Luis, Mendoza e Neuquén. No Chile a Região da Araucania e Bio Bio. Visitamos a Patagônia de Vulcões e Vales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário