Camelídeos da América do Sul

Camelídeos da América do Sul


Lhama (Lama glama), da palavra quíchua llama, é um mamífero ruminante da América do Sul. Tem pelagem longa e lanosa e é domesticado para a utilização no transporte de carga, produção de lã, carne e couro. Foi domesticada pelo povo inca, tendo sido muito importante para os mesmos. São herbívoros.
As lhamas vivem na Cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são baixas. Assim, as pelagens servem para protegê-las do frio, além de proteger o seu corpo de arranhões e outros ferimentos. A lhama é conhecida pelo seu estilo calmo, muitas vezes andando devagar, porém pode se irritar facilmente. Quando irritada ou para chamar a atenção cospe na direção do objeto de sua irritação. Possui um porte elegante.
Lhama e ao fundo Vulcão Parinacota na divisa do Chile com a Bolívia (Parque Nacional Lauca - Chile - Janeiro de 2003)






Lhamas fotografadas em Antofagasta de La Sierra - Província de Catamarca - Argentina - Fevereiro de 2010

Lhama no Bofedal próximo ao povoado de Machuca no caminho para os Geysers del Tatio - Chile - Dezembro de 2012

Lhama no Bofedal próximo ao povoado de Machuca no caminho para os Geysers del Tatio - Chile - Dezembro de 2012
Filhote de Lhama recém-nascido - Caminho para o Salar de Surire - Norte do Chile



Guanaco - (Lama guanicoe) é um camelídeo nativo da América do Sul, cuja altura varia entre 107 e 122 cm. Pesa cerca de noventa kg. A cor varia muito pouco (ao contrário do lhama), variando de um marrom-claro a um mais escuro e canela para sombreamento, com pelagem branca no tórax e no abdômen. A face de um guanaco tem um tom acinzentado e as orelhas, pequenas, ficam em pé. Sua característica marcante são seus grandes olhos castanhos, a forma corporal equilibrada e a enorme energia. O nome guanaco vem da língua sul-americana quéchua (da palavra huanaco). O guanaco, assim como as lhamas também é um mamífero ruminante da América do Sul. Ao contrário das outras espécies de camelídeos, este animal tem pelagem mais curta, podendo passar quatro dias sem beber água.

São encontrados no Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Argentina. No Chile e na Argentina, são mais numerosos em algumas regiões da Patagônia, em lugares como o Parque Nacional Torres del Paine e na Ilha Grande da Terra do Fogo.
Os Guanacos andam sempre em  grupos familiares ou em grandes manadas. O líder do grupo geralmente é o macho mais antigo. O macho tem a missão de manter a segurança das fêmeas e dos filhotes. Os grupos ocupam territórios definidos, marcados com as fezes que formam montículos chamados "bosteadores".
O Guanaco caminha e alimenta-se durante o dia e descansa durante a noite. É herbívoro. Seu predador é o puma.

Guanacos no Passo de Pircas Negras Província La Rioja - Argentina - Dezembro 2010















Guanacos no Passo de Pircas Negras Província La Rioja - Argentina - Dezembro 2010

Guanacos no Passo de Pircas Negras Província La Rioja - Argentina - Dezembro 2010

Guanaco em Punta Tombo (costa do Atlântico) - Dezembro de 2004

 Guanacos na Payunia - Mendoza Argentina
Guanacos na Payunia - Região Vulvcânica na Província de Mendoza - Argentina - Janeiro de 2012


Guanaca com filhotes - Payunia - Região Vulvcânica na Província de Mendoza - Argentina - Janeiro de 2012

Guanaco na Payunia - Região Vulvcânica na Província de Mendoza - Argentina - Janeiro de 2012




Vicunha (Vicugna vicugna) é o menor membro vivo da família dos camelos (Camelidae). Habita de 3.000 a 4.600 metros acima do nível do mar, no elevado platô andino na região central e sul do Peru, oeste da Bolívia, norte do Chile e noroeste da Argentina, especificamente na puna, uma estepe elevada, desértica e desprovida de árvores, localizada acima da zona de lavouras cultivadas. A vicunha é um dos quatro representantes vivos da família dos camelos encontrados na América do Sul, sendo os outros três o guanaco (Lama guanicoe), a lhama (Lama glama) e a alpaca (Vicugna pacos).
A vicunha é um animal social e vive em grupos. Indivíduos solitários são raros. Há dois tipos de grupos: (1) grupos familiares e (2) bandos de machos.
As vicunhas e outros camelídeos sul-americanos defecam e urinam em pilhas de esterco comunitárias. Todos os indivíduos de um bando, seja um grupo familiar ou um bando de machos, utilizam as mesmas pilhas chamadas de “bosteadores”


Vicunha na Laguna Brava - Paso de Pircas Negras - La Rioja - Argentina - Dezembro de 2010

Vicunhas e Flamingos na Laguna Brava - Paso de Pircas Negras - La Rioja - Argentina - Dezembro de 2010

Vicunha na Laguna Brava - Paso de Pircas Negras - La Rioja - Argentina - Dezembro de 2010

Vicunhas Próximo Antofagasta de La Sierra - Catamarca - Norte da Argentina - Fevereiro de 2010
Vicunhas no Salar de Surire - Norte do Chile


Alpaca - Ainda não consegui fotografar.


Produção Multimídia Sobre os Camelídeos da América Latina