quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Arreos na Patagônia Argentina e Chilena

Na Patagônia dos Vales e Vulcões uma das atividades econômicas é o pastoreio de gado, ovelhas e cabritos, que funciona com os sistemas de invernada (tirar os animais das zonas altas e levar para as planícies para passar o inverno) e veranada (levar das planícies para as pastagens dos vales das montanhas no verão). As trocas dos animais de um lugar para outro são conhecidos como arreos.

Existe também a prática da “transhumancia” que fundamenta as migrações nos fenômenos naturais como clima (inverno, verão e estações de seca e de umidade): 
"En el mes de abril, el paisaje natural del norte neuquino se ve alterado por el tránsito de diversos grupos de curtidos hombres con sus “piños” de cabras y manadas de ovejas que viajan desde los fértiles pastos cordilleranos a resistir el invierno en las estepas, son los autodenominados “paisanos crianceros trashumantes." Texto completo em: http://www.unrc.edu.ar/publicar/tefros/revista/v6n1i08/paquetes/gonzalezcoll.pdf
Em Caviahue existe uma comunidade transhumante que possui escola:

Placa indicativa da Escola Transhumante

Os pequenos criadores vivem o tempo da natureza, dos ciclos, do plantio, da colheita, das estações do ano, do nascer e do pôr-do-sol, do pastoreio – Tempo Kairológico e não o tempo da contemporaneidade onde se vive apenas o tempo linear, objetivo e opressor do relógio – Tempo Cronológico. 

Família levando os animais para as pastagens na montanha no caminho entre Chos Malal e Las Lajas

Levam os animais e mantimentos

Pastagens e moradas nos vales das montanhas de Caviahue




Vale, pastagens, rio, pequenos currais e casas dos criadores

Tropa sendo conduzido no Paso de Pichachen





Cabritos pastando no vale da Sierra Velluda - Paso Pichachen - Chile
Cabana de criador no vale no caminho para Caviahue

Ovelhas e Cabritos pastando próximo de Caviahue
Tropa passando por Caviahue

Cabritos passando por Caviahue

Vão sendo conduzidos pelos cavaleiros e cachorros

Andam ordeiramente

São curiosos

Tropa sendo levada para o local de pernoite














Fotos de 2005, nas proximidades de Las Ovejas

Tropa sendo conduzida
Carro parado aguardando a passagem dos cabritos





Viagem Patagônia dos Vales e Vulcões (25/12/2013 até 04/01/2014). Lugares Visitados: Chos Malal – Las Lajas – Copahue, Caviahue (Neuquén Argentina), Paso Pino Hachado, Curacautin, Parque Nacional Conguillio, Antuco, Parque Nacional el Laja (Chile), Paso Pichachen, Las Ovejas, Águas Calientes (Varvarco) e novamente Copahue e Caviahue na província de Neuquén, Argentina. Para encerrar, a Payunia na província de Mendoza.

Viagem 25 dezembro de 2013 - 04 de janeiro de 2014 - Argentina e Chile - Para Chegar passamos por: Paso de Los Libres e depois as passamos pelas províncias de Corrientes, Entre Rios, Santa Fé,  Córdoba, San Luis, Mendoza e Neuquén. No Chile a Região da Araucania e Bio Bio. Visitamos a Patagônia de Vulcões e Vales. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário