quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Araucaria araucana, conífera endêmica do Chile e Argentina

Araucaria araucana 
Nomes Comuns: Araucaria, Araucaria Chilena, Pehuén, Piñonero, Pino araucaria, Monkey-puzzle tree.
No Chile se desenvolve na Cordilheira dos Andes entre os vulcões de Antuco e Lanin e na costa da cordilheira de Nahuelbuta. Cresce em lugares frios de solos arenosos com boa drenagem, geralmente de origem vulcânica. Depois do Alerce é a árvore mais longeva do Chile, existindo no Parque Nacional de Conguillio uma árvore com 1800 anos, sendo a maior das árvores Patagônicas.
As sementes, os Pinões, foram a principal fonte de alimentação dos índios pehuenches. Eles recolhiam os pinões e armazenavam abaixo da terra.
A madeira é de excelente qualidade, motivo pelo qual as araucarias quase foram dizimadas. Hoje, no Chile, é Monumento Nacional e são protegidas nos parques.
Na Argentina é encontrada na província de Neuquén, principalmente em Caviahue.

Fonte:
Turistel. Guia Turístico do Chile, 1999.
Mais Informações em:

Araucaria em Caviahue - Argentina

No Paso Pino Hachado

No Parque Nacional Conguillio - Chile

Araucaria no Parque Nacional Conguillio com longos troncos

Muitas Araucarias juntas

Araucaria Madre no Parque Nacional Conguillio - Chile


Nas margens do Lago Conguillio - Chile

Nas margens do lago em Caviahue - Argentina

Árvores de tamanhos diversos

Em um morro próximo de um lago em Caviahue

Mais uma Araucaria crescendo

Nos cerros de Caviahue - Argentina
Viagem Patagônia dos Vales e Vulcões (25/12/2013 até 04/01/2014). Lugares Visitados: Chos Malal – Las Lajas – Copahue, Caviahue (Neuquén Argentina), Paso Pino Hachado, Curacautin, Parque Nacional Conguillio, Antuco, Parque Nacional el Laja (Chile), Paso Pichachen, Las Ovejas, Águas Calientes (Varvarco) e novamente Copahue e Caviahue na província de Neuquén, Argentina. Para encerrar, a Payunia na província de Mendoza.

Viagem 25 dezembro de 2013 - 04 de janeiro de 2014 - Argentina e Chile - Para Chegar passamos por: Paso de Los Libres e depois as passamos pelas províncias de Corrientes, Entre Rios, Santa Fé,  Córdoba, San Luis, Mendoza e Neuquén. No Chile a Região da Araucania e Bio Bio. Visitamos a Patagônia de Vulcões e Vales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário