quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Deserto do Atacama - Ruta 5 entre Antofagasta e Copiapó

Deserto de Atacama, Ruta 5 (La Carretera Panamericana en Chile), entre Antofagasta e Copiapo pode-se observar muitos aspectos históricos e interessantes.
Mano del Desierto - escultura de uma mão com 11 metros de altura que emerge da areia. Esculpida em pedra de granito em 1992 pelo chileno Mario Irarrázabal, está localizada a 1.100 metros de altura e a 75 quilômetros ao sul de Antofagasta.

La Mano del Desierto
Fotos de 30/12/2012
















Proximidades da Mina Guanaco

Estrada para Mina Guanaco
Se trabalhar como mineiro esta é sua parada de ônibus

Salitre do Chile - como resultado da Guerra do Pacífico o Chile ficou com um território de 180 mil km² ricos em salitre e outros minérios o que influenciou a economia. A Exploração do Salitre que era utilizado como fertilizante e para produzir explosivos, provocou grande riqueza. Empresas estrangeiras se instalaram no Deserto do Atacama, principalmente na região de Antofagasta mudando a vida e a paisagem.

Com a demanda e o bom preço do salitre chileno o território de Tarapacá e Antofagasta foi coberto de oficinas (minas) salitreras. A produção subiu de 200 mil toneladas em 1880 para 900 mil nos primeiros anos do século XX. As demandas continuaram crescendo até a Primeira Guerra Mundial. 
A criação do salitre sintético (uréia) pelos alemães foi o começo da baixa sistemática da demanda do produto chileno e como conseqüência o fechamento e abandono das oficinas produtoras o que gerou graves problemas sociais. Milhares de mineiros foram para Antofagasta e ficaram em albergues sem água e banheiros. Depois começaram a serem enviados, de navio, para o sul do país.
Mais informações em:
http://www.profesorenlinea.cl/Chilegeografia/SalitrerasChile.htm

Cemitério Mina (Oficina para os chilenos) Chile e Mina Salitrera abandonada.



No meio do deserto o Cemitério
Cerca caida
A maioria dos túmulos são de crianças


Ao fundo a mina abondonada
Túmulos de ferro cimento e madeira

Alguém ainda cuida do cemitério - fitas ao vento

Salitrera Abandonada - Mina Alemanha


Mina de Salitre Abandonada
Ruínas das casas, árvore morta e ao fundo a terra retirada















Um pequeno Santuário nas ruínas
Continuando a viagem















Nenhum comentário:

Postar um comentário