quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Deserto do Atacama - Ruta 5 entre Antofagasta e Copiapó

Deserto de Atacama, Ruta 5 (La Carretera Panamericana en Chile), entre Antofagasta e Copiapo pode-se observar muitos aspectos históricos e interessantes.
Mano del Desierto - escultura de uma mão com 11 metros de altura que emerge da areia. Esculpida em pedra de granito em 1992 pelo chileno Mario Irarrázabal, está localizada a 1.100 metros de altura e a 75 quilômetros ao sul de Antofagasta.

La Mano del Desierto
Fotos de 30/12/2012
















Proximidades da Mina Guanaco

Estrada para Mina Guanaco
Se trabalhar como mineiro esta é sua parada de ônibus

Salitre do Chile - como resultado da Guerra do Pacífico o Chile ficou com um território de 180 mil km² ricos em salitre e outros minérios o que influenciou a economia. A Exploração do Salitre que era utilizado como fertilizante e para produzir explosivos, provocou grande riqueza. Empresas estrangeiras se instalaram no Deserto do Atacama, principalmente na região de Antofagasta mudando a vida e a paisagem.

Com a demanda e o bom preço do salitre chileno o território de Tarapacá e Antofagasta foi coberto de oficinas (minas) salitreras. A produção subiu de 200 mil toneladas em 1880 para 900 mil nos primeiros anos do século XX. As demandas continuaram crescendo até a Primeira Guerra Mundial. 
A criação do salitre sintético (uréia) pelos alemães foi o começo da baixa sistemática da demanda do produto chileno e como conseqüência o fechamento e abandono das oficinas produtoras o que gerou graves problemas sociais. Milhares de mineiros foram para Antofagasta e ficaram em albergues sem água e banheiros. Depois começaram a serem enviados, de navio, para o sul do país.
Mais informações em:
http://www.profesorenlinea.cl/Chilegeografia/SalitrerasChile.htm

Cemitério Mina (Oficina para os chilenos) Chile e Mina Salitrera abandonada.



No meio do deserto o Cemitério
Cerca caida
A maioria dos túmulos são de crianças


Ao fundo a mina abondonada
Túmulos de ferro cimento e madeira

Alguém ainda cuida do cemitério - fitas ao vento

Salitrera Abandonada - Mina Alemanha


Mina de Salitre Abandonada
Ruínas das casas, árvore morta e ao fundo a terra retirada















Um pequeno Santuário nas ruínas
Continuando a viagem















Um comentário:

  1. Ruinas Pampa Union / Pampa Unión foi uma cidade construída para abrigar os trabalhadores que atuavam na exploração das minas de sal no Atacama. A cidade foi fundada em 1911. O cemitério foi criado pouco depois, com mais de 600 covas.
    Oficialmente, o local foi fechado em 1954, mas desde a década de 1930 a derrocada na exploração de nitrato de potássio já expulsava dezenas de moradores.

    A maior parte dos corpos enterrados é de pessoas que perderam a vida no hospital de Pampa Unión. Os donos das usinas não se importavam com o bem-estar dos funcionários. Grande parte dos trabalhadores era formada por chilenos, bolivianos e peruanos.

    Para tentar proteger os corpos, familiares colocavam ao redor das covas grades ou até mesmo a base da cama em que a pessoa dormia.

    Autoridades de Sierra Gorda, cidade mais próximo de Pampa Unión, tiveram de reenterrar muitos corpos há alguns anos. Muitos furtos de crânio foram registrados.

    Guias locais acreditam que até 70% das covas no cemitério fantasma de Pampa Unión sejam de bebês ou crianças. Doenças, infecções e a severidade do clima do deserto são algumas das explicações. No Atacama, a variação de temperatura pode ser de mais de 30 graus num único dia. A umidade relativa do ar chega a ficar abaixo de 10% em alguns casos.

    Outro fator que segundo a imprensa local explica o alto número de túmulos de crianças é o fato de muitos bebês terem sido abandonados por suas mães. Em seu auge no século de 1920, Pampa Unión foi uma cidade boêmia, com muita prostituição.



    (ANDRÉ RIGUE/PORTAL DA BAND)

    ResponderExcluir