sábado, 14 de julho de 2012

Austrália - Équidna

A équidna é um animal de corpo atarracado e coberto por pêlos ásperos e espinhos. Assim como o ornitorrinco, é um verdadeiro fóssil vivo, apresentando características de répteis, ave e mamífero, e, na história da evolução, é considerada sobrevivente de uma época em que os mamíferos estavam se distanciando dos répteis.
Este animal que pertence à ordem dos Monotremados (mamíferos mais primitivos) e à família Tachyglossidae. Estes animais possuem cloaca e põem ovos, mas amamentam seus filhotes. A fêmea põe apenas um ovo por vez, que é incubado numa bolsa abdominal. Após, aproximadamente, 7 a 10 dias, o filhote sai do ovo, sendo ainda imaturo (cego e sem pêlos), permanecendo na bolsa durante seis a oito semanas (até que nasçam os espinhos), lambendo o leite produzido em duas zonas glandulares da barriga da mãe.
Possui um bico longo e uma língua comprida que pode ser projetada a uma boa distância, usada em sua alimentação, que é composta de insetos. Por possuir uma dieta semelhante ao tamanduá, este animal foi apelidado de “tamanduá de espinhos”.

Fonte:

Desloca-se rapidamente




Parece uma bolinha andando
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário