sábado, 7 de abril de 2012

Colégio Estadual Manoel Ribas

O Colégio Manoel Ribas foi fundado em 4 de maio de 1930. Foi projetado inicialmente pela antiga Cooperativa de Consumo de Empregados da Viação Férrea, dirigida por Manoel Ribas, com o objetivo de construir uma escola para meninas. A instituição funcionava em regime de internato e era administrada pelas irmãs franciscanas.
Antes de ser a sede definitiva (em 1974) do atual Colégio Estadual Manoel Ribas, o prédio abrigou várias escolas como o Cilon Rosa, grupo escolar João Belém e o Ginásio Estadual Manoel Ribas. 
Em 1953, pelo decreto 40205 de 10 de outubro de 1953, no governo do general Ernesto Dornelles surge definitivamente o colégio destinado ao ensino secundário misto e em regime de externato, num terreno de 13.600m² e uma área construida de 6.130m². 
É patrimônio público do município e em 2000 a edificação da instituição de ensino foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado - IPHAE.
O prédio tem influência arquitetônica renascentista européia e foi restaurado recentemente. O colégio tem sido referência como colégio padrão do Rio Grande do Sul, sendo que várias pessoas de destaque aprenderam a liderar na escola, entre eles Reitores da Universidade Federal de Santa Maria, prefeitos municipais, deputados, entre outros. Há quase 50 anos a banda marcial se apresenta pelas ruas da cidade em eventos e datas comemorativas. Atualmente, o Colégio Estadual Manoel Ribas, de Ensino Médio, funciona em três turnos e tem mais de 2000 alunos.
Informações obtidas em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Manoel_Ribas








Nenhum comentário:

Postar um comentário