terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Patagônia

Patagônia é uma região localizada no sul da América do Sul em territórios da Argentina e do Chile. Apresenta algumas das paisagens mais belas da América do Sul, com cadeias de montanhas, geleiras, lagos, rios, cachoeiras, vales, bosques, paisagens pampeanas e desertos.
Os pontos mais altos dos Andes dividem a Patagônia Argentina da Patagônia Chilena.
Fernão de Magalhães chamou de patagones os moradores do local. "Patagones" significa homens de patas ou pés grandes pois os índios de lá foram confundidos com gigantes por parecerem maiores do que realmente eram devido aos gorros altos e calçados de couro de guanaco que usavam. Outra versão diz que a Fernão de Magallanes chamou os nativos de Patagones comparando-os com Patagón que era o nome de um personagem muito popular de uma novela da época.
As temperaturas registradas variam desde as mais baixas do continente até os 45ºC, desabando chuvas torrenciais na zona de bosques cordilheiranos do Chile enquanto o ar é tórrido e seco nos desertos da meseta central argentina. Os ventos sopram frequentemente acima dos 150 km/hora.
Há dez anos, sempre que possível, viajamos para a Patagônia e para os Andes.

Mapa Patagônia Argentina e Chilena

Nenhum comentário:

Postar um comentário