terça-feira, 15 de novembro de 2011

4 Liberdades

Na pinguinera de Punta Tombo (Costa do Atlântico), província de Chubut, Argentina. Punta Tombo é uma Reserva Provincial fundada em 1979 para proteger a maior colónia de pinguins de Magalhães do mundo. 
Os pinguins são aves marinhas que não voam, mas as suas asas estão bem adaptadas à natação: podem atingir os oito quilómetros por hora debaixo de água. Passam a maior parte da vida no mar, onde Se alimentam de peixe e onde dormem, vindo a terra apenas para nidificar. 
Um pinguim de Magalhães adulto mede cerca de cinquenta centímetros e pesa cerca de cinco quilos. Tem o lombo negro, o peito branco, e distingue-se sobretudo pelo colar preto e branco entre a cabeça e o peito.
Todos os anos chega cerca de meio milhão de pinguins a Punta Tombo e o seu ritmo de vida é mais ao menos o seguinte: começam a chegar a partir de Agosto, e durante Setembro envolvem-se em lutas territoriais e na ocupação ou escavação de ninhos no solo; em Outubro e Novembro os ovos incubam e os primeiros pintos nascem; entre Dezembro e Fevereiro sucedem-se os últimos nascimentos e os jovens pinguins saem do ninho, começando a muda da pena e ocupando literalmente toda a praia, com os primeiros “banhos” vigiados pelos pais; em Março e Abril é a vez de os adultos mudarem as penas e começarem a sua migração para Norte, mantendo-se no mar de Maio a Agosto.
Informações disponíveis no site:

Fotografei 4 filhotes de Pinguim Magalhães, os quais chamei de 4 Liberdades (referência às 4 liberdades do Software Livre). Fotos de dezembro de 2004.
4 Liberdades
Pinguinera - Local de Reprodução dos Pinguins

Nenhum comentário:

Postar um comentário