terça-feira, 9 de novembro de 2010

Manacá da Serra - Primeira floração 2008


O Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, que se popularizou rapidamente no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. 
Informações:


 

Corticeira

Corticeira (Erythrina crista - galli L.), também chamada eritrina-crista-de-galo, bico-de-papagaio, sapatinho-de-judeu, suinã ou flor-de-coral, é uma árvore da família das leguminosas, nativa do sul do Brasil, podendo atingir de 6 a 10 metros de altura. Seu tronco é tortuoso. Suas folhas são compostas, trifolioladas com folíolos glabros. Suas flores são vermelhas de cálice campanulado. O fruto é uma vagem, conhecido também como legume, com sementes semelhantes ao feijão. Tem grande importância para o paisagismo, pois, quando florida, é extremamente ornamental. No Rio Grande do Sul encontramos a corticeira próxima aos rios e açudes.

Corticeira

Flores Corticeira

Ótimo local para a casa do João de Barro

Multicores


 
Na mesma planta flores de várias cores

Jasmim Manga no Brasil e Pluméria no Havaí

As simples também são belas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Açucena

Açucena 

Nome derivado do latim significa frescura, brilho e planta de grandes e belas flores. Existem cerca de 50 espécies de açucenas, também chamadas de amarílis, a maior parte originária da América do Sul e muitas nativas do Brasil. Esse tipo de flor desperta grande interesse para o cultivo ornamental, é uma ótima opção para quem gosta de um jardim bem colorido.

Na mitologia grega a Açucena (Amarílis ou flor-da-imperatriz) representa altivez, elegância e graça, e está relacionada ao deus olímpico Apolo, famoso por seu orgulho.


Açucena Vermelha, minha preferida